
Fazendo uma analise breve do texto de Pirerre Lévy pode se entender que a revolução contemporânea das formas de comunicação é apenas um parte da grande mudança antropológica. A humanidade vem passando por mutações desde o inicio quando a população no planeta era muito pequena, nesse época acreditasse que eles se comunicavam com os mesmo sons, ou seja mesma língua, mas com o crescimento demográfico veio a separação desses povos, o que trouxe a escrita e depois a imagem e desde então o homem não parou mais de evoluir tecnologicamente.
Com a informatização o homem esta cada vez mais ligado e ao mesmo tempo distante, pois não precisa mas se deslocar para conversar e ver a pessoa, basta um click. E isso gera muitos conflitos, pois desde sempre o ser humano vem lutando por espaço, mas no mundo virtual dois corpos ou mais ocupam sim o mesmo espaço.
A questão da igualdade é muito influenciada também por essa tecnologia, pois cada dia que passa surgem mas computadores em rede e mais pessoas conectadas, logo o numero de excluídos tendem a diminuir no ciberespaço. O ciberespaço é um sistema de técnicas qualitativas e quantitativas da comunicação porque ele combina vantagens de outros sistemas, sistemas que de uma forma ou de outra são controlados, monitorados.
A internet não tem limites nem restrições, situações e pessoas totalmente deferentes consistem num mundo virtual, onde ninguém é melhor que ninguém porque existe espaço suficiente para todos.
Mto bom, Ana Paula.
ResponderExcluirMas poderia ter explorado mais a relação de ciberespaço e comunicação.
abs
Prof. Inara