
A priori pode parecer fácil falar e criar lugares favoráveis à interatividade, mas não é bem assim. Existem diferentes maneiras de conceituar essa ação. Algumas pessoas acham que interatividade é sinônimo de interação, mas para outras não passa de uma “troca”, o que em minha opinião é um conceito meio ilusório para um tema que abrange e faz com que o termo seja usado em diferentes lagares e ocasiões por varias pessoas de forma difusa.
Algumas pessoas confundem interatividade. Por exemplo, um programa de auditório onde o público pode votar e participar muitos acreditam ser interação, mas se as opções do publico são pré selecionadas pela emissora então não se pode dizer que é interatividade e sim reatividade uma vez que o telespectador apenas reage ao que foi proposto pelo programa.
Esse assunto é muito mais complexo, para se falar de interatividade na comunicação podemos dizer que é um caso específico de interação é a relação do homem com o computador em tempo real. A interatividade aponta a necessidade de uma nova forma de olhar, caracterizar e analisar as formas de comunicação e lembrar que interatividade não se limita às tecnologias digitais.
ops esqueci de por a fonte.
ResponderExcluirtirei alguns conceitos de uma pesquiza feita pelo Grupo de Educação e Comunicação/NEPEC/FACED/UFBA.
"conversando sobre interatividade"
Oi Ana,
ResponderExcluirVocÊ levantou pontos importantes sobre o tema.
abs